Câncer de próstata

tratamento_cancer_prostata_recifeCâncer de Próstata é um tumor maligno sólido, resultado da modificação molecular e crescimento desordenado de células prostáticas. Pode estar alojado exclusivamente na próstata ou, ao longo do tempo, se espalhar para outros órgãos. Em geral, apresenta crescimento muito lento, podendo levar anos para causar algum problema mais sério. Este tipo de câncer se desenvolve mais frequentemente em homens acima dos 50 anos de idade.

Nas fases iniciais, se apresenta silencioso, não causando nenhum sintoma específico. Com seu crescimento, pode causar sintomas urinários obstrutivos (diminuição do jato urinário, sensação de esvaziamento incompleto da bexiga e retenção urinária) e/ou irritativos (aumento da frequência urinária, urgência, incontinência, aumento da frequência urinária noturna). Além disso, pode acometer órgãos vizinhos, como a bexiga, ureteres ou reto, o que pode causar sintomas inespecíficos como dor pélvica, sangue na urina, inchaço escrotal, dor lombar e inchaço das pernas, quando os linfonodos da pelve e abdome estão  comprometidos.

Todos os homens apresentam risco potencial de desenvolver câncer de próstata, quanto mais idoso, maior o risco. Muitas vezes, entretanto, a doença segue um curso indolente, não se manifestando. Alguns grupos apresentam maior risco para desenvolvimento da doença: aqueles com parentes de primeiro grau que tiveram a doença e os indivíduos da raça negra.

A maioria das metástases ocorre nos ossos, principalmente na coluna, quadril e costelas, o que pode ocasionar dor localizada nestas áreas. Nos casos mais avançados, pode haver presença de fraqueza, falta de energia e de apetite, e mesmo anemia. Entretanto, esses sintomas são inespecíficos, podendo em muitas vezes estar relacionados a outras causas.

O preconceito relacionado aos exames ainda é a maior barreira para o diagnóstico precoce. Quando descoberto logo no início as chances de cura são elevadas. Por outro lado, a demora no diagnóstico, aumenta a chance da disseminação da doença para outros órgãos. A partir dos 50 anos de idade os homens devem realizar dois exames fundamentais: O PSA e o toque retal. Caso haja histórico na família, recomenda-se iniciar a prevenção pelo menos aos 45 anos.

Apenas o PSA não é suficiente para avaliar a saúde da próstata. O toque Retal é indolor, dura poucos segundos e não afeta a masculinidade. Havendo alterações nesses exames o paciente será encaminhado para a biópsia de próstata. O tratamento dependerá do estágio da doença (localizado, localmente avançado ou avançado), da idade e das condições clínicas do paciente.

Naqueles com doença localizada da próstata, incluem-se como opções de tratamento: a vigilância ativa (apenas acompanhar a evolução do quadro), a cirurgia (prostatectomia radical, ou seja, a retirada da próstata) e a radioterapia (externa ou braquiterapia). Nos casos de doença localmente avançada, cirurgia e radioterapia são as opções objetivando a cura do paciente. Nos casos avançados, o tratamento tem intenção paliativa, podendo-se optar por terapia  hormonal e quimioterapia, associadas ou não a procedimentos cirúrgicos para melhorar o fluxo urinário, além de medicações para proteção óssea.