Cirurgia urológica por vídeo laparoscopica

Cirurgia_urologica_video_laparoscopica_recifeA cirurgia urológica por vídeo (laparoscópica ou vídeolaparoscópica) é um procedimento minimamente invasivo realizado através de pequenas incisões por onde são introduzidos os instrumentos cirúrgicos na cavidade abdominal.

A visualização no interior do abdome dá-se através de instrumento delicado chamado laparoscópio. Este é conectado a um sistema de fibras ópticas e microcâmeras que permite aumentar as imagens em até 20 vezes, essas imagens captadas são projetadas em um monitor. É necessária a realização de todos os exames pré-operatórios pertinentes a cada procedimento cirúrgico. As cirurgias urológicas por vídeo, geralmente são realizadas sob anestesia geral e por esta razão necessitam de internação hospitalar.

BENEFÍCIOS:

– Cirurgia com menos dor e menos desconforto, porém com a mesma eficiência e segurança daquelas feitas de modo convencional (abertas).

– Recuperação mais rápida, menos tempo de internação e retomada mais breve às atividades rotineiras.

– Cicatrizes menores.

Do ponto de vista prático, qualquer abordagem cirúrgica envolvendo órgãos urológicos acessíveis ao laparoscópio, pode ser realizada pela vídeolaparoscopia. O NUPE (Núcleo Urológico de Pernambuco) faz cirurgias por video para tratar: rim, ureter, bexiga, próstata, entre outros.