A vasectomia é a ligadura cirúrgica (bloqueio do fluxo) dos canais deferentes no homem, com o objetivo de impedir que os espermatozoides cheguem ao sêmem (líquido ejaculatório).
Muitas pessoas ainda confundem este simples procedimento de esterilização voluntária com a “castração”, que por sua vez, seria a remoção dos testículos.
A vasectomia é indicada para os seguintes casos:
– Homens que já possuem filhos e optam pela cirurgia em razão de um planejamento familiar definido junto a sua companheira.
– Homens que têm convicção que não querem mais ter filhos e estão cientes que esta esterilização é definitiva. Embora exista a possibilidade de reversão dessa cirurgia, no entanto, não há garantia do sucesso da reversão em todos os casos.
– Como uma solução alternativa para parceiros de mulheres que não podem tomar anticoncepcional ou possuem problemas de saúde.
>> CLIQUE AQUI E ENTRE EM CONTATO CONOSCO.
Cirurgia de vasectomia em Recife
O PROCEDIMENTO:
A vasectomia é uma cirurgia feita com anestesia local no saco escrotal (saco), na qual é cortado o canal que leva os espermatozoides do testículo até as outras glândulas que produzem o esperma (líquido) masculino. O procedimento deve ser realizado em ambiente hospitalar, no entanto, o tempo gasto é inferior a uma hora. Não é necessária a internação, recebendo alta hospitalar no mesmo dia do procedimento.
PÓS-OPERATÓRIO:
Após a vasectomia, a ejaculação continua normal, só que ocorrerá sem a presença de espermatozoides. A cirurgia não torna o homem impotente, não há uma queda na libido e nem perda de sensibilidade no órgão genital durante o ato sexual.
O homem não fica estéril imediatamente após a vasectomia, pois ainda há espermatozoides armazenados na parte superior do canal, nas vesículas seminais e nos dutos ejaculatórios. Portanto, são necessárias de 10 a 16 ejaculações para que o esperma não contenha mais espermatozoides. Durante este período recomenda-se o uso de outros métodos contraceptivos como, por exemplo, a camisinha.