Hiperplasia da próstata

hiperplasia_da_prostata_recifeA glândula prostática cresce lentamente à medida que o homem envelhece. Em alguns casos, a glândula obstrui o tubo pelo qual passa a urina (uretra). Quando isso ocorre, torna-se difícil a passagem da urina. Embora ainda não estejam bem definidos os mecanismos e as causas da Hiperplasia prostática Benigna (HPB), o certo é que, com o passar da idade, especialmente depois dos quarenta anos, verifica-se um novo arranjo na produção de hormônios masculinos. Isto é natural, fisiológico e não há aí qualquer relação entre este crescimento e o câncer de próstata.

O crescimento da próstata aflige 25% dos homens na faixa dos 40 aos 49 anos, porcentagem que vai a 80% naqueles com 70 a 79 anos. Os sintomas da hiperplasia têm causas obstrutivas e/ou de armazenamento. Estão relacionados com as obstruções: retardo para iniciar a micção, interrupção involuntária e  diminuição da “força” do jato, sensação de esvaziamento vesical incompleto, gotejamento no final e micção em dois tempos. Os problemas de armazenamento provocam aumento da frequência das micções (especialmente durante a noite), incontinência, dores na bexiga ou na uretra ao urinar.

É interessante notar que nem sempre o volume da próstata corresponde à gravidade dos sintomas. Há pacientes com próstatas pouco aumentadas, mas com sintomatologia acentuada e vice-versa. Daí a importância do exame urológico, incluindo sempre toque retal. Dependendo dos sintomas e dos resultados de exames, o médico pode recomendar várias opções de tratamento. A depender da frequência e intensidade dos sintomas, de quanto eles afetam as atividades do dia a dia e da qualidade de vida. O tratamento pode ser realizado apenas com mudanças no estilo de vida e com medicações. Casos mais sérios podem necessitar de cirurgia.